class="fb-like" data-share="true" data-width="450" data-show-faces="true">

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Santo Daime ou Ayahuasca

Pra quem não conhece, Santo Daime ou Ayahuasca é um culto religioso praticado no Brasil, mas com origens muito mais antigas do que o próprio pais.

Não tem como falar deste assunto em apenas um post, então irei dividi-los em três.
1º - origem
2º - pratica
3º - tabus

Neste primeiro post comentarei apenas as origens do famoso chá.




O que é Santo Daime?

O Santo Daime é um culto cristão surgido no estado brasileiro do Acre, no início do século XX. Seu fundador foi Raimundo Irineu Serra, chamado por seus contemporâneos de Padrinho Irineu e por seus seguidores de hoje de Mestre Irineu.

O Santo Daime reúne elementos cristãos, da tradição espírita europeia, indígenas e africanos num culto que conta também com a ingestão de uma bebida feita a partir dos mesmos elementos constituintes da ayahuasca, bebida sagrada utilizada pelos incas antes da chegada dos espanhóis à América e por várias tribos da região amazônica, mas com um feitio distinto do daquela.

Atualmente, estima-se em cerca de 10.000 o número de seguidores da doutrina no Brasil e no mundo. Há igrejas legalmente instituídas em quase todos os estados brasileiros e em países como Espanha e Holanda, além de grupos que celebram os cultos da doutrina em países como Canadá, Inglaterra, Suécia, República Tcheca, Austrália, Estados Unidos, Japão, Argentina, Chile, Uruguai, Venezuela(Ilha Marguerita) e Portugal.

O Fundador


O Santo Daime foi fundado por um homem saído do povo. Raimundo Irineu Serra, Mestre Irineu como é chamado pelos seguidores do culto, era negro, neto de escravos, nascido na cidade maranhense de São Vicente de Férrer em 15 de dezembro de 1892, filho de Sancho Martinho Serra e Joana Assunção Serra, primogênito de uma família de cinco irmãos (Dico, Verônica, Maria e Nhá Dica).
Foi para o Acre a fim de trabalhar na demarcação de fronteiras, também atuou em seringais da região e na Guarda Nacional. Ali, na Amazônia, do alto de seu 1,98m, conheceu a ayahuasca em solo peruano, das mãos de um caboclo chamado Don Pizango. Segundo narra a tradição daimista, ele teve uma visão com a Virgem da Conceição, a Rainha da Floresta, que lhe "entregou" a doutrina do Santo Daime.
Mestre Irineu foi concebendo (ou "recebendo" para usar um termo daimista) a doutrina do Santo Daime durante alguns anos, submetendo-se a diversas provações de sua fé, tornando-se um exemplo de humildade, de amor ao próximo e de prática de princípios cristãos, tendo sido admirado em toda a Rio Branco de seu tempo.
Militar reformado e simpatizante da Arena, a admiração de que gozava o Padrinho Irineu ia desde gente simples que vivia nos igarapés e nas colônias ao redor de Rio Branco até autoridades civis e militares.
Juramidam, nome espiritual que recebe, deixou um legado de trabalho, força, fé e esperança. Mestre Irineu foi o fundador do CICLU- Centro de Iluminação Cristã "Luz Universal" em que se sagrou Mestre-Imperador.
Ainda vivo, viu surgir outros trabalhos religiosos que se utilizam da ayahuasca, como é o caso da Barquinha. Após sua morte, em 6 de julho de 1971, aconteceram dissidências no CICLU e várias igrejas se formaram a partir daí, no Grande Cisma.

--//--

Ficou interessado? confira o documentario.


parte 1
http://www.youtube.com/watch?v=AcefWTldKaE

parte 2
http://www.youtube.com/watch?v=44falvZT-7A

não consegui colocar os videos, mas ta ai o link.

--------//-------
pessoal.

*Já participei dos ritos do Santo Daime, ao contrario do que dizem, de ser algo alucinógeno (sim, você vê coisas sim) e os participantes frequentarem penas pra "ficar doidão", eu como leigo posso dizer que minhas experiencias me fizeram ter um contato mais intimo com o meu eu, na verdade não da para descrever as coisas que você sente ou vê, se eu narrasse a minha visão pra vocês agora, achariam que eu estava drogado ou sei lá. A questão é que, se você acha que esta no controle de sua vida e sabe de tudo ao seu redor, filho, esta enganado, e essa "viagem" faz você perceber coisas que nem estavam na sua mente. Na verdade, eu aconselho a TODOS, que ao menos uma vez, experimentassem o tal Ayahuasca.

Fonte:http://oqueesantodaime.blogspot.com.br/
http://www.santodaime.org/doutrina/index.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário