Ao longo dos anos, espécies raras vão desaparecendo do planeta por conta da ação menos cuidada do homem. Se alguns animais se extinguem por diferentes motivos, a verdade é que muitos outros desaparecem da superfície da Terra devido à caça praticada pelos humanos.
Alterações de clima, desastres naturais, doenças desconhecidas ou, também muito frequente, ataques de predadores, são algumas das ameaças naturais que os animais sofrem e que podem levar à extinção. Mas nenhuma das ameaças exteriores está provada como mais destrutiva que a ação humana, nomeadamente a caça.
Tigre da Tasmânia
As suas costas listradas valeram-lhe a alcunha de tigre ou lobo da Tasmânia. Habitava a Austrália e a Nova Guiné e acabou sendo extinto, em 1936, por causa da caça. Era o maior marsupial carnívoro dos tempos modernos.
Mamute
O mamute é um animal que viveu há pelo menos 12 mil anos, sendo então eliminado no final da última Era Glacial. O que se sabe hoje sobre ele é baseado em achados arqueológicos e estudos de vestígios deste ancestral do elefante, encontrados em camadas geológicas referentes ao período em que habitaram o Planeta, o Paleolítico, popularmente conhecido como a Idade da Pedra Lascada. Maaas... veja o vídeo:
Dodô
Com um nome divertido, o dodô era um pássaro nativo da ilha Maurício. Apesar de não voar, ele tem uma relação direta com os pombos. Fósseis revelaram que a ave tinha cerca de um metro de altura e tudo indica que se alimentava de frutas e se abrigava no solo.
Os primeiros registros do dodô foram feitos por marinheiros holandeses em 1598. A partir desse período, a caça por humanos e seus animais domesticados e a invasão de outras espécies colaboraram para a extinção do animal. A espécie é considerada extinta desde a segunda metade do século 17.
Curiosamente, os únicos registros da aparência do animal em vida chegaram até nós a partir de ilustrações, pinturas e relatos feitos no século 17. E, como essas representações variam bastante, não temos como saber ao certo qual era a verdadeira aparência dos dodôs
Rinoceronte Negro do Oeste Africano
É o animal mais recentemente extinto desta lista. Em 2011, esta subespécie do rinoceronte desapareceu do centro-oeste africano. Consegue adivinhar o motivo? A caça de predadores.
Moa
As moas são um grupo extinto de aves não voadoras pertencentes à família Dinornithidae. O grupo era endémico da Nova Zelândia e os seus representantes eram os herbívoros dominantes do seu ecossistema.
------------
Esses são só alguns animais que achei interessante por aqui, em breve trarei mais alguns.
fontes:
http://www.infoescola.com/mamiferos/mamute/
http://www.hypeness.com.br/2013/08/veja-fotos-de-15-animais-extintos-nos-ultimos-250-anos/#
http://www.megacurioso.com.br/animais/44406-conheca-7-dos-mais-incriveis-animais-ja-extintos.htm
http://criptoss.blogspot.com.br/2008/02/moaessa-ave-ainda-existe.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário