class="fb-like" data-share="true" data-width="450" data-show-faces="true">

domingo, 20 de janeiro de 2013

O Demônio do Sono


Você está dormindo em sua cama… de repente, acorda, mas, para sua surpresa, não consegue se mexer… “o que está acontecendo?” você pensa, enquanto olha para seu corpo, imóvel na escuridão do seu quarto.
Enquanto isso acontece, você nota algo diferente. Então percebe: não está sozinho.
Pior, uma presença com forma humana esmaga seu peito. E ela é má.
Você acordou no mundo dos sonhos, e não há nada que possa fazer a respeito.



A Paralisia do Sono é caracterizada por uma paralisia temporária do corpo imediatamente após o despertar ou, com menos freqüência, imediatamente antes de adormecer. Também é conhecida como Atonia REM por estar diretamente relacionada à paralisia que ocorre como uma parte natural do nosso sono REM, a fase do sono em que ocorrem nossos sonhos mais vívidos. Durante esta fase os olhos movem-se rapidamente (em Inglês, rapid eye movement) e a atividade cerebral é similar àquela que se passa nas horas em que se está acordado.
Como é sabido, nosso cérebro paralisa os músculos durante essa fase do sono para prevenir possíveis lesões pelo fato de algumas partes do corpo poderem se mover durante o sonho (principalmente ao sonharmos que estamos caindo ou quando damos uma porrada na parede). Quando acordamos subitamente o cérebro pode “não perceber” e o estado de paralisia não é desativado.
O resultado vocês já devem prever: a pessoa fica consciente mas incapaz de se mover. Para piorar o cenário de desespero esse estado pode ser acompanhado pelas chamadas alucinações hipnagógicas, que envolvem imagens e sons, características dessa condição.
Alguns cientistas acreditam que este fenômeno está por trás de muitos relatos de abduções alienígenas e encontros com fantasmas.
No Geral, os sintomas são:
Paralisia: ocorre pouco antes da pessoa adormecer ou imediatamente após despertar. A pessoa não consegue mover nenhuma parte do corpo, nem falar, e tem apenas um controle mínimo sobre os olhos e a respiração.
Alucinações: Imagens e sons que aparecem durante a paralisia. A pessoa pode pensar que existe uma presença atrás dela ou ouvir sons estranhos. As alucinações parecem-se muito com sonhos, possivelmente fazendo a pessoa pensar que ainda está sonhando. Algumas pessoas relatam também sentirem um peso no peito, como se alguém ou algum objeto pesado estivesse pressionando-o.
Estes sintomas podem durar de alguns poucos segundos até vários minutos e podem ser considerados assustadores para algumas pessoas.
Pouco se sabe sobre a fisiologia da paralisia do sono. Já foi sugerido que ela esteja relacionada à inibição pós-sináptica de neurônios motores na ponte do tronco cerebral. Particularmente, níveis baixos de melatonina podem interromper a despolarização em atividade nos nervos, a qual previne o estímulo dos músculos.
Alguns estudos sugerem que existem vários fatores que aumentam a probabilidade da ocorrência de paralisia do sono e de alucinação. Eles incluem:
  • Dormir de barriga para cima;
  • Agenda de sono irregular; cochilos; privação de sono;
  • Stress elevado;
  • Mudanças súbitas no ambiente ou na vida de alguém;
  • Um sonho lúcido que imediatamente precede o episódio; a indução consciente da paralisia do sono também é uma técnica comum para entrar em um estado de sonho lúcido;
  • Sono induzido através de medicamentos, como anti-histamínicos
  • Uso recente de drogas alucinógenas (essa era fácil de imaginar que estaria na lista)



Existem diversas manifestações culturais em muitos países diferentes que tratam do fenômeno da paralisia do sono, havendo até uma representação em nosso folclore, uma criatura chamada Pisadeira.
Na cultura Hmong, é descrita uma experiência chamadada tsogou ou “demônio apertador”. Frequentemente, a vítima afirma enxergar uma figura pequena, não maior que uma criança, sentando em sua cabeça ou peito.
No Vietnã, chama-se ma de, que significa “segurado por um fantasma”, sendo que muitas pessoas acreditam que fantasmas entram no corpo das pessoas, causando a paralisia.
Na China, são as guǐ yā shēn ou guǐ yā chuáng (por favor, não me perguntem como pronuncia), o que pode ser traduzido literalmente como “corpo pressionado por um fantasma” ou “cama pressionada por um fantasma”.
Na cultura japonesa, a paralisia do sono é conhecida como kanashibari, que significa literalmente “atado ao metal”.
Na cultura popular húngara é chamada lidércnyomás (“lidérc pressionante”) e pode ser atribuída a um número de entidades sobrenaturais como aparições, bruxas ou fadas.


O vídeo abaixo diz exatamente o tem no texto, mas pra quem tem preguiça de ler, é uma boa!


Relatos pessoais: Esse suposto fenômeno  já ocorreu duas vezes na minha família  A primeira, foi com a minha madrasta, que acordou durante a noite e viu uma criança usando um capuz e roupas pretas sentada no seu quadril, a criança de repente simplesmente se levantou e foi embora. Segunda foi com meu irmão, que ao acorda viu em pé perto da porta do quarto, um homem, que ele descreveu como, um homem feito de água.

ainda bem que isso não aconteceu comigo, ainda! 


10 comentários:

  1. Isso é horrivel, e acontece comigo com muita frequencia.

    ResponderExcluir
  2. isso acontece comigo ao menos uma vez ao mes ... eu percebi que quando isso acontece é bom tentar mecher a pontas dos dedos !

    ResponderExcluir
  3. Isso acontece comigo quase todos os dias! É raro não acontecer, sinto isso a mais ou menos uns 5 anos. É bom dormir com uma ametista sob o travesseiro, sempre que durmo com ela não acontece NADA! Mas se esqueço de colocá-la, é certo, acontece de novo, eu já acho até normal que nem sinto mais medo, fico apenas puto da vida pois estou com sono e querendo descansar, porém, não consigo. kkk Mas é horrível, quase sempre ouço vozes, mas nunca vi nada!

    ResponderExcluir
  4. isso aconteceu cmg ontem duas vezes !!! fiquei apavorada !!! primeiro pq senti alguém soprando dentro do meu ouvido e parecia q estava me precionando ,mas estava dormindo de lado... dormi de novo e quando acordei parece q foi pior ! tipo ,estava deitada de bruço e podia jurar q estava vendo algo como um demônio todo de preto,com chifre e uma face vermelho sangue!!! quando consegui enxergar ,juro q essa "imagem"(ou seja lá o que seja) deu uns tapinhas de leve no meu rosto !!! tentei gritar me soltar e nada !!! fiquei totalmente dolorida de tanto forçar o meu corpo a responder !!!!! foi apavorante !!!!

    ResponderExcluir
  5. Tive a 1 vez com uns dez anos de idade.fiquei paralisado e algo apertava meu braço e ria diabolicamente. No outro dia falei pra minha mãe e ela disse pra dormir com crucifixo ou escapulário. E aí acontecia diferente: no sono me via no meu quarto nao- paralisado deitado e com medo ,com a impressão que algum ser maligno estava no cômodo ao lado tentando se aproximar ,mas algo impedia.era muito angustiante por que não conseguia acordar.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Comecei a sentir isso em 2016 estou com 15 agora , não tenho uma hora correta para dormi , talvez seja por isso , estresse e ansiedade , a primeira vez foi bem assustador estava deitada no sofá , era a tarde e eu estava super cansada lerda , e com os olhos fechados até que dormi sente meu corpo relaxa ,quanto persebe já estava presa em um pesadelo não me lembro muito bem do que realmente aconteceu pois tem muito tempo ,foi dois sonhos ao mesmo tempo no mesmo lugar onde estava no sofá vermelho da minha casa, depois de ter um pesadelo que não me lembro acordei no meu sofá e não conseguia me mecher estava travada sentia a presença de alguma coisa , assustadora , tentava virar a cabeça mas uma dor terrível me impedia de faze-la se mover então , sente uma dor horrível em meu peito como se alguém me apertasse ou quiseres me possuir , ou uma força de outro mundo como um alienígena me mantivesse pressa no mesmo lugar , ou até mesmo um demonio ,E quanto acordei sente meus pés congelados com cosenguia me mecher ,depois de um tempo assustada consegue me mecher , meu corpo estava dolorido .

    Depois de um tempo eu estava em casa e meu irmão assustado me mostrou uma coisa , me assustei mas não acreditava naquilo , em uma criança que apareceria anoite como um fantasma e me mataria se eu não compartilhasse aquilo para 20 pessoas , revirwi os olhos pois não acredito , mas fiquei com isso na cabeça o dia todo , eu estava cansada então me deitei em minha cama e fechei os olhos tentando dormi lerda eu ouvi o barulho da TV mostrando que já estava passando liberdade liberdade , eu me lembrei que já se passava das 23:00 e que poderia ser 23:30 a hora que aquele fantasma apareceria e mataria quem não havia compartilhado sua historinha com 20 pessoas .

    Então derrepente cai em um sono profundo e estranho e acordei no meu quarto escuro ,sente uma coisa em meu peito e quando olhei para cima vi uma criança mas não conseguia ver suas pernas , apenas sua cabeça até a cintura ele parecia segurar uma faca me apavorei e comecei a rezar o pai nosso desesperada de medo é ele começou a bater em meu peito com aquele objeto que parecia ser uma faca , como se ele quisesse me possuir entrar no meu corpo , o ar faltou em meus pulmões estava em desespero rezando o pai nosso mentalmente e derrepente acordei , lerda e sem entender nada fiquei pensando se aquilo realmente poderia acontecer ou se foi uma alucinação ou um pesadelo ... Ou se tudo não se passava de um demônio querendo me atormenta .

    ResponderExcluir
  8. Aconteceu com meu irmão essa semana,o demônio começou a sufoca ele pelo pescoço, e ele não conseguia fazer nada, quando ele já não estava aguentando mais ele conseguiu mexer os braços e tirar o demônio de seu pescoço, quando o demônio saiu de seu pescoço virou e mordeu a parte de dentro de sua coxa.. assim ele deu um pulo da cama levantou e acendeu a luz.. não tinha marcas nem arranhões.. mas ele ficou apavorado.. e não foi sonho.. foi sim algo de sobrenatural

    ResponderExcluir
  9. Isso é demonio gente.. a solução pra isso acabar é orar e pedir a Deus q n permita isso acontecer mais. Pra ele repreender esses demonios q foram feitos para atormentar.

    ResponderExcluir
  10. Aconteceu comigo agora...vim corre do exatamente pra ver o que significa!

    ResponderExcluir