class="fb-like" data-share="true" data-width="450" data-show-faces="true">

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

O Mundo Virtual no qual vivemos.



Antes de mais nada, gostaria de dizer que, esse não é apenas um blog que fala a respeito de alienígenas e fantasmas ou derivados, o foco aqui é abranger um vasto mundo de curiosidades.

Me veio a mente então criar esse post. Você pode achar pelo titulo que trataremos de algo relacionado com          a internet ou até mesmo com as redes sociais, mas não, quando eu disse "Mundo Virtual" eu quis dizer esse mesmo, no qual eu e você andamos, respiramos, comemos ou seja, vivemos.

Quero me desculpar pois com certeza esse sera um post incompleto e impreciso, isso é porque eu não sou um neurocientista nem nada do gênero  mas o proposito da matéria e provar para você que o que você esta vendo, ouvindo e até mesmo sentindo agora, simplesmente não existe! Sim, isso mesmo, não existe, é apenas uma criação do seu cérebro para deixa-lo mais confortável ao mundo ao seu redor.

Vamos a algumas provas simples.



Faça a pergunta pra você mesmo, "Quais as cores desses dois quadrados?"
provavelmente você deva estar vendo um quadrado cinza escuro e em baixo um quadrado cinza claro.


Agora volte para a imagem acima e coloque seu dedo entre os dois quadrados.
Os dois agora são da mesma cor né! Isso acontece porque o seu cérebro interpreta as sobras dos quadrados de um modo errado, achando que o de baixo tem a cor mais clara, assim ele manda sinais dizendo que você esta realmente vendo uma cor mais clara.


Isso quer dizer que o que nos vemos é o que o nosso cérebro quer nos mostrar, mas isso não se resume só a nossa visão, vamos ver algo relacionado ao som.



Toque este vídeo e tente dizer para si mesmo o que ele esta dizendo, Ga, Da ou Ba?


Agora toque novamente mas feche seus olhos...
...Ficou claro agora que ele diz Ba não!? isso acontece porque o som de Ba foi gravado em cima de uma filmagem de Ga, como a posição dos lábios para essas silabas são semelhantes o seu cérebro se confunde ao          
transmitir o som pra você, por isso que de olhos fechados o som fica tão mais claro.

Sensações....

Infelizmente não temos como proporcionar a você sensações diferentes, mas posso te mostrar essa experiencia.



o vídeo esta em inglês mas o que acontece é o seguinte. Uma mão falsa é colocada na pessoa, a mão verdadeira é escondida, ambas as mão são estimuladas com o pincel, nessa parte seu cérebro esta assimilando aquela mão falsa como real, ja que a verdadeira não esta a vista, quando o cientista acerta a falsa mão com o martelo, automaticamente o cérebro manda sinais nervosos avisando para você se preparar porque vai sentir dor, mas não ah dor nenhuma.
o mais próxima de uma sensação virtual que podemos chegar aqui é esse ventilador (clique aqui)
se você se concentrar na imagem é quase possível sentir uma brisa! hehehehe

brincadeiras a parte, onde eu quero chegar é, o mundo não é o que é, mas sim o que seu cérebro de diz ser.

Agora que eu ja tirei você da Matrix, convido você a pensar comigo, o que nesse mundo é real e o que não é?!
Tendo em vista que, nos passamos cerca de 2 horas por dia cegos, (só para explicar, nos passamos 2 horas cegos por causa do movimento dos nossos olhos. Nos apenas enxergamos quando nossos olhos estão parados, faça você esse experimento em casa, olhe para o espelho e tente ver o seu olho se mexendo. se não fosse assim passaríamos o dia enjoados, vai por mim heheheh!) o que nesse mundo nos estamos perdendo?!

Como disse no inicio, eu não sou um neurocientista nem nada então vou parar meu post por aqui mas deixo para vocês alguns videos que me inspiraram a fazer esse post



Existe esse programa no canal National Geographic que se chama "teste seu Cérebro , mas acontece que eu nunca sei quando ele vai passar e só tem esse programa no youtube, mas já vi vários na TV quando sem querer estava passando! 

Existe também inúmeras ilusões de ótica e de áudio no youtube que valem muito apena ver. Busque, pesquise.

Obrigado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário