class="fb-like" data-share="true" data-width="450" data-show-faces="true">

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Tunderbird - O passaro Gigante


Thunderbird (Pássaro-Trovão) é uma criatura criptozoológica que habita diversas regiões dos Estados Unidos. Foi avistado em estados diversos como Illinois, Texas, Arizona, Missouri e até mesmo o Alasca!

teratornis (pássaro real extinto)

O Thunderbird é descrito como um enorme pássaro de aproximadamente 3 a 6 metros de envergadura (De uma asa a outra) e com até 2 metros de altura, e suas cores seriam cinza, marrom ou preto. Quem o avistou o descreve como um condor gigantesco, e algumas vezes é descrito com feições de águia.

São muitos os avistamentos dos Thunderbirds nos Estados Unidos. O mais antigo deles data de 1890, quando dois cowboys capturaram um enorme animal voador, que segundo suas descrições, tinha pele macia, asas de morcego, e uma cabeça que lembrava a de um crocodilo, mais ou menos a descrição de um pterodáctilo. Uma foto chegou a ser tirada do animal, mas ela se perdeu com o tempo, tudo o que restou atualmente são suposições de como a imagem seria.
Depois disso, pássaros gigantes só voltaram a ser avistados a partir dos anos 40, quando três pessoas de Overland, Illinois, avistaram uma ave gigantesca voando nos céus. Inicialmente pensaram ser um avião, até perceberem que o "avião" em questão batia suas asas. Semanas mais tarde, no mesmo estado, mas na cidade de Alton, um homem viu uma ave enorme sobrevoando a região. Segundo o homem, a ave voava à 150 metros de altura, e emitia uma sombra do tamanho de um avião pequeno.




Outros avistamentos ocorreram em St. Louis, fazendo a cidade toda se mobilizar para descobrir o que estava acontecendo. Entretanto, o caso foi 'encerrado' após moradores encontrarem traços de que garças-reais-americanas habitavam uma pequena ilha.

Um dos avistamentos mais famosos aconteceu em 1977, quando um garoto foi capturado por um Thunderbird enquanto brincava com seus amigos em Lawndale, Illinois. As três crianças brincavam no jardim de uma casa quando duas aves enormes apareceram e perseguiram os garotos, capturando um deles. A ave o ergueu a um metro acima do solo, mas o garoto se debateu contra as garras do pássaro até que este o soltou.

Em 2002, uma ave muito grande foi vista no estado do Alasca, mas cientistas acreditam se tratar de uma Águia-Marinha-De-Stellar, que tem até 2 metros de envergadura. E em 2007, avistamentos ocorreram em San Antonio, no Texas, e na Índia, onde algumas fotos foram tiradas:

Atualmente, Thunderbirds foram avistados na Pensilvânia, na região da Floresta Negra, mas pouco se sabe sobre este fato.



 O Thunderbird ganhou esse nome por causa de sua variante mitológica. Os nativos americanos acreditavam que uma grande ave habitava os céus, e que o bater de suas asas produzia os trovões, por isso o nome Thunderbird (Pássaro-Trovão). O animal é muito cultuado na cultura indígena, e figura muitas histórias, artes e totens (abaixo)

Não é de se espantar que muitos acreditam que os avistamentos reais dos Thunderbirds não passam de apenas lendas urbanas ou continuações de histórias contadas por ancestrais.

As opiniões sobre o Thunderbird são diversas. Céticos acreditam ser apenas lenda urbana ou avistamentos de tipos existentes de ave cujo tamanho é mal interpretado. Já os criptozoólogos possuem uma opiniões: Que é de fato uma criatura criptozoológica ou se trata de um animal que muitos pensavam estar extinto, mas que ainda vive.
Neste último caso, há duas espécies que entram na lista: Teratornis (Ave pré-histórica cuja uma das espécies chegava a ter 8 metros de altura, seria um parente distante do condor - a foto do início desse post mostra um modelo de como seria uma dessas).

Veja mais sobre esses animais neste documentário do canal history.


Seja como for, tudo ainda continua sendo um mistério.

Um comentário: